quarta-feira, 1 de julho de 2015

Raciocínio Lógico


1)
Uma torneira enche um reservatório em 7 horas e outra torneira enche o mesmo reservatório em x horas. Juntas elas enchem o reservatório em 5 horas. Descubra o valor de x horas que a outra torneira demora para encher o tanque.
2)
Uma mistura, cujo volume é de 150 litros, é formada por várias substâncias, sendo 5% da referida mistura composta da substância X. Adicionando-se uma porção da substância X na mistura, a porcentagem dela na mistura passou a ser de 10%, o volume da substância X adicionado na mistura, em litros, é, aproximadamente:
3)
Escolhi os livros X, Y e Z para ler nas férias: um romance, um épico e um conto, não necessariamente nessa ordem.

Analise as seguintes proposições sobre esses livros.

I – X é um romance;
II – Y não é um romance;
III – Z não é um conto.

Sabendo-se que apenas uma dessas proposições é verdadeira, os livros X, Y e Z são, respectivamente,

a)
conto, romance e épico.

b)
conto, épico e romance.

c)
romance, épico e conto.

d)
romance, conto e épico.

e)
épico, romance e conto.
4)
Três irmãs em período de férias decidem viajar e procuram uma agência de viagens que oferece pacotes turísticos a preços promocionais. Uma delas possui olhos verdes, outra olhos castanhos e a outra olhos azuis. O responsável pela venda dos pacotes sabe que uma delas se chama Maria, outra se chama Melissa e a outra se chama Wanessa. Sabe, ainda, que cada uma delas fará uma viagem a uma cidade diferente: uma delas irá à Natal, outra irá à Recife e a outra irá à Porto Seguro. Quando entrevistadas pelo agente de viagens, para identificar o nome e o destino de cada uma, elas deram as seguintes informações: A de olhos verdes: “Não vou à Recife nem à Porto Seguro”. A de olhos castanhos: “Meu nome não é Melissa nem Wanessa”. A de olhos azuis: “Nem eu nem Melissa vamos à Recife”. Com base nas informações fornecidas o agente de viagens concluiu, então, acertadamente, que:

a)
A de olhos azuis é Maria e vai à Porto Seguro.

b)
A de olhos verdes é Wanessa e vai à Recife.

c)
A de olhos verdes é Melissa e vai à Natal.

d)
A de olhos castanhos é Maria e vai à Porto Seguro.
5)
Suponha que uma empresa contrate um certo número de universitários que deverão percorrer alguns bairros da cidade entrevistando os moradores. Se cada entrevistador percorrer quatro bairros por semana, 22 bairros não serão visitados. Se o número de bairros visitados por entrevistador, por semana, for seis, então quatro bairros ficarão sem visita.
Nesse caso, o número de universitários contratados para esse serviço é

a)
menor que 10

b)
entre 10 e 14.

c)
entre 14 e 18.

d)
maior que 18.
6)
Suponha que a, b, c, d, e, f, g e h denotem, nesta ordem, 8 crianças que brincam em uma roda. A brincadeira consiste em cantarolar sequencialmente a contagem de 1 a 14, eliminando da brincadeira a criança que cantarolar o número 14. Sabendo que a contagem é feita sempre no sentido horário e que a criança eliminada na primeira rodada foi a criança b, podemos afirmar que o início da contagem começou pela

a)
criança e.

b)
criança d.

c)
criança c.

d)
criança a.

e)
criança b.
7)
Para numerar todas as páginas de um livro, o algarismo 8 foi usado exatamente cem vezes. O número máximo de possibilidades de quantidade de páginas que este livro pode ter é:

a)
2

b)
4

c)
6

d)
8

e)
10
9)
Uma caixa contém 100 bolas coloridas numeradas de 1 a 100. As bolas numeradas de 1 a 20 são vermelhas; as de 21 a 50, azuis e as restantes, amarelas. Será retirada da caixa uma única bola. Dessa forma, a probabilidade de que a bola retirada contenha um número ímpar de dois algarismos e não seja da cor vermelha é

a)
0,30.

b)
0,35.

c)
0,40.

d)
0,45.
10)
O resultado da conta 691487 ÷ 79 é:

a)
8753

b)
8754

c)
8755

d)
8756

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...